24 de novembro de 2013

Adaptações vegetais e quando a vida acontece

Faz tempo que não escrevo por aqui. Minha ideia original era escrever seguido e trazer fatos novos em ciência, além de discutir tópicos já conhecidos, porém a vida aconteceu. Aconteceu na forma de uma cachorrinha atropelada em frente a minha casa, na forma de uma organização de congresso e três apresentações orais (segunda foto abaixo) neste respectivo congressso, e na forma de um congresso em Nashville (Tenesse, EUA) (primeira foto abaixo). O problema de quando a vida acontece é que tudo o que planejamos fazer fica para depois, como no caso do blog.




Em meio a tantos percalços da vida só nos resta nos adaptarmos. Assim como fazem as plantas ao ocuparem diversos ambientes. Já perceberam como as plantas de diferentes locais possuem estruturas, tamanhos e formas diferentes? São essas modificações especiais que permitem que as plantas habitem locais como desertos, mangues, florestas, ambientes gelados.
Os cactos não possuem folhas para evitar a dessecação, evitando a perda desnecessária de água. As plantas de mangues possuem estruturas especializadas na remoção do sal para a manutenção de sua concentração osmótica. Infelizmente nao existem muitos videos em portugues sobre este assunto, entao trago dois em ingles mesmo. Sao bem interessantes e educativos. Enjoy!



Plant adaptations
Plant adaptations 2