20 de outubro de 2013

Ah, o extremo sul do Brasil...

Meu primeiro post oficial é para falar sobre a região em que moro. São quase 13 anos morando no extremo sul do Brasil, em uma cidade chamada Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Vim fazer faculdade de oceanologia e acabei ficando por aqui. Essa região é uma imensa planície costeira, com uma grande e peculiar diversidade biológica. Uma das minhas atividades preferidas no inverno gelado e ventoso de Rio Grande é ir até a praia do Cassino e observar as aves costeiras que habitam ou migram para cá.

Ao fundo, os molhes da barra do Rio Grande.


O pequeno Charadrius collaris, conhecido popularmente como batuíra-de-colar, habita toda a costa brasileira (única espécie de batuíra a ter essa ampla distribuição geográfica).

Por aqui aparecem visitantes até do Ártico: Calidris canutus, C. fuscicollis e Pluvialis dominica vêm de lá, onde fazem seus ninhos! 

Esta espécie de gaivota (Larus maculipennis) é comum por aqui o ano todo, mas esse capuz marrom é característico da plumagem nupcial.

Para visulizar melhor a beleza do sul, deixo como sugestão vídeos produzidos pela universidade em que estudei. A FURG (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) é referência em estudos do ambiente costeiro e marinho. É preciso acessar o site Ecomidia (http://www.ecomidia.pro.br/videos.html) e de lá baixar os documentários! Espero que gostem!

P.S.: As fotos são todas de meu arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário